Pelo número do IMEI é possível saber se há algum registro de impedimento no aparelho que você possui ou que pretende comprar.
Para achar o número de IMEI do celular, o consumidor pode:
1) procurar na caixa do celular;
2) procurar em um adesivo que fica por trás da bateria; ou
3) digitar *#06# no celular e apertar a tecla para ligar.
Atenção: Celulares que utilizam mais de um SIM Card possuem um IMEI para cada chip, sendo necessário verificar cada um dos IMEIs.
Caso seu IMEI esteja com restrições não podemos desbloquear o seu aparelho, mas se você perder seu celular ou ele for roubado, você deve comunicar o fato à sua operadora e solicitar o bloqueio do serviço. Atualmente, basta informar o número da linha telefônica e não há mais necessidade de fornecer o código IMEI, segundo a Anatel.
Para desbloquear, no caso de você encontrar o aparelho, faça o caminho inverso, ligando novamente para a prestadora de serviço e confirmando os dados pessoais. Pode ser necessário comparecer pessoalmente à uma loja física da operadora (evite revendas autorizadas) levando a sua documentação para comprovar a sua identidade.
Leve o número correto da linha telefônica;
Identidade e CPF do titular da linha (em caso de contas família, por exemplo);
Nota fiscal da compra do celular
(se você não encontrar a nota fiscal original impressa, busque a nota fiscal eletrônica no seu e-mail ou procure a loja para uma segunda via);
Leve a caixa do aparelho, se possível, para identificar o código IMEI.
Entre em contato com a sua operadora pelos seguintes números:
Claro: 1052
Oi: 1057 ou *144
TIM: 1056 ou *144
Vivo: 1058 ou *8486
Nextel: 1050 ou (11) 4004–6611
Porto Seguro Conecta: 10544 ou *333
Vale notar que a Anatel não é responsável por realizar o bloqueio ou o desbloqueio de celulares a partir do código IMEI — isso é feito direto com a operadora. Porém, caso esteja enfrentando problemas, você pode buscar auxílio de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às 20h. Ligue 1331 ou 1332 (para pessoas com deficiência auditiva).
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